sexta-feira, 30 de maio de 2008

Algumas ‘dicas’ para atender o cliente:

· Marcar a reunião;
· Pedir para não ser interrompido;
· Personalize o atendimento – todo Cliente quer ser tratado como ‘o único‘;
· Organize seu material de trabalho diário: calculadora, bloco de anotações, etc.
· Não atender telefone celular (deixe com a secretária ou coloque no silencioso);
· Seja polido em todas as fases do atendimento;
· Ouça o Cliente com atenção para determinar as suas necessidades;
· Não interrompa o cliente durante sua exposição;
· Faça anotações para depois perguntar ou tirar alguma dúvida;
· Exame a documentação relativa à causa;
· Decida se vai pegar a causa ou não;
· Informe os riscos da causa, de forma clara, objetiva e firme;
· Cuide do seu marketing pessoal - boa aparência e apresentação, além de postura profissional correta;
· Aborde o Cliente com entusiasmo demonstrando auto-estima e auto-motivação;
· Seja cortês: por favor, com licença, um momento por favor, obrigado...;
· Use o pronome de tratamento correspondente: senhor, senhora, antes do nome do Cliente;
· Saiba como mostrar a sua empresa acessando o site: www.suaempresa.com.br;
· Atualize os dados do Cliente (se já é habitual comprador) ou anote com atenção se for a 1ª vez que compra em sua loja – evitando a devolução de correspondência, de cobrança, de informações das promoções, etc.;

Para atender bem é fundamental que toda atenção esteja direcionada ao Cliente, o que requer da empresa e de seus colaboradores um compromisso total com os que compram seus produtos/serviços.

Fazer o follow-up do Cliente por meio de cartas, mala direta convencional, e-mail ou contato telefônico, é uma forma de mostrar que ele é sempre bem lembrado na sua empresa, que ele é importante. Os Clientes querem ser atendidos por profissionais que os ajudem a resolver os seus problemas trazendo soluções definitivas e econômicas.

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